Rodrigo Rollemberg vai assumir mandato de deputado federal por decisão do STF

Da redação

Decisão afeta sete deputados, incluindo mudança na bancada do Distrito Federal

O Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu nesta quarta-feira (13) o julgamento sobre as sobras eleitorais e decidiu que as regras adotadas a partir de 2022 devem ser mantidas. Com isso, sete deputados federais perderão seus mandatos, entre eles Gilvan Máximo (Republicanos-DF), que será substituído pelo ex-governador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF).

Os ministros analisaram embargos apresentados pelo partido Rede Sustentabilidade contra a decisão da Corte que invalidou as antigas regras para distribuição das sobras eleitorais. O julgamento ocorria no plenário virtual, mas um pedido de destaque do ministro André Mendonça levou o caso ao plenário físico.

A decisão confirma a aplicação das novas regras adotadas nas eleições de 2022, que impõem critérios mais rígidos para a distribuição das cadeiras restantes na Câmara dos Deputados. Com a troca na bancada do Distrito Federal, Rollemberg retorna ao cenário político, enquanto Gilvan Máximo deixa o cargo.

A reconfiguração das cadeiras ainda gera impacto em outros estados, atingindo parlamentares que haviam sido beneficiados por interpretações anteriores das regras eleitorais.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here