Evento reuniu cerca de 10 mil pessoas em Brasília, no fim de semana, e mostrou o potencial econômico, cultural e turístico dos municípios goianos do Entorno do Distrito Federal

Brasília viveu um fim de semana de cores, aromas e sons vindos do Entorno do Distrito Federal. A 3ª edição da Feira #NoEntornoTem, promovida pelo Governo de Goiás por meio da Secretaria de Estado do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO), levou ao estacionamento da Torre de TV o melhor da cultura, gastronomia, turismo e empreendedorismo da região.
Durante dois dias (18 e 19/10), cerca de 10 mil visitantes circularam pelos estandes e apresentações culturais, em um evento que dobrou de tamanho em relação ao ano anterior. “Dobramos a estrutura da feira, e esse espaço mais amplo permitiu que o visitante tivesse mais liberdade para ver, provar e sentir tudo de bom que o Entorno tem”, destacou o secretário de Estado do Entorno, Pábio Mossoró.
Mais do que vender produtos, a feira cumpriu seu objetivo de ser uma vitrine de negócios. Foi o que observou André Carvalho, prestador de serviço de uma empresa aérea sediada em Águas Lindas de Goiás. “Eu estou maravilhado. Esse evento foi muito importante porque aproximou e estreitou os laços, de modo que conseguimos fechar bons negócios. Nossa empresa trabalha com logística aérea e estamos aqui para conhecer produtos e fechar parcerias”, contou.
O morador do Lago Norte, Mário Luiz Machado, também saiu satisfeito com a experiência. “Parabenizo todos os envolvidos na organização da exposição. Em razão do grande sucesso, sugiro que o evento seja realizado outras vezes”, escreveu em mensagem enviada à SEDF.
Entre os expositores, o clima era de entusiasmo. Cláudia Rabelo, de Luziânia, vendeu todos os queijos artesanais que levou. “As pessoas valorizam o produto feito com carinho. Foi lindo ver o público provando e elogiando.” O casal Júlia e Lucas Pereira, de uma franquia de creme de café gourmet, também comemorou o resultado. “Vendemos todos os 150 potes. Em 2022, passamos de distribuidores para envasadores, e abrimos possibilidade de atender novas cidades”, contaram.
Para Mariana Hortêncio, de uma doceria de Formosa, o evento abriu novas oportunidades. “Vendemos cerca de 300 doces. Fizemos muitos contatos e fomos convidados a participar de outros eventos”, disse.
O produtor Paulo Tarso, de Planaltina de Goiás, resumiu o sentimento de pertencimento.“A feira eleva a autoestima de uma região até então esquecida. Nosso povo trabalhador e criativo agradece por essa oportunidade.”
Deslumbramento e boas surpresas
Entre os milhares de visitantes, muitos se encantaram com a diversidade e a organização do evento. Elmo Esteves levou os dois filhos pequenos no sábado e também no domingo.
“Achei uma feira muito bem organizada, com enorme variedade, várias coisas de Goiás que eu não conhecia. Gostei muito da área de brinquedoteca, que não tem em muitas feiras. Dos atrativos, me chamou atenção alguns estandes mostrando regiões com cachoeiras muito próximas de Brasília.” Na sequência, a filha Maria Júlia, de 5 anos, resumiu em poucas palavras o encantamento.“Hoje eu fui na parede de escalada, muito legal! Eu também fui nos brinquedos. Essa feira foi muito legal!”
O mineiro Lucas Teixeira Araújo, servidor público, aproveitou tudo e se encantou com a diversidade e qualidade dos produtos. “Achei um queijo muito legal em Abadiânia, gostei da cachaça de Cristalina, muitos produtos bons. Já fiz comprinhas como doce de leite, ricota e queijo trança. Peguei cristal no garimpo de Cristalina e chaveiro em Corumbá. Meus amigos e eu saímos daqui com boas impressões.”
Para Sophia Amado, de 12 anos, dois dias foram pouco para aproveitar tudo.“Eu fiz caricatura, comi, comprei um monte de coisinhas. Comi arroz carreteiro, hambúrguer, biscoito, salame, pudim e foi isso. E não tem como escolher o melhor, tudo estava gostoso!”
União entre Goiás e DF
Durante a abertura, autoridades do Governo de Goiás e do Distrito Federal prestigiaram o evento, entre elas o governador Ronaldo Caiado, o vice-governador Daniel Vilela e a vice-governadora Celina Leão, o secretário de Governo do DF José Humberto e o secretário Cristian Viana, que representa a Pasta do Entorno no GDF.
O governador Ronaldo Caiado destacou em vídeo publicado em suas redes sociais. “Essa feira aqui é um verdadeiro encontro de todas as cidades que compõem o Entorno e mostra todo o potencial que tem essa região. Várias empresas estão se instalando nessa região. Isso aqui era uma terra que não era nem Goiás, nem Brasília — era uma terra sem esperança. Nós conseguimos fazer com que essa região fosse reconhecida hoje como a de maior potencial de investimento no estado de Goiás.”
Entre os prefeitos do Entorno, visitaram a feira Simone Fernandes (Formosa), Alessandro Barcelos (Cocalzinho de Goiás), Diego Sorgatto (Luziânia), Marcus Vinicius (Valparaíso), Luis Otávio (Cristalina), Chico Vaca (Corumbá de Goiás), Warley Gouveia (Alexânia) Itamar Veira (Abadiânia), Cristiomário Medeiros (Planaltina de Goiás).
Ao encerrar a programação, Pábio Mossoró agradeceu aos municípios e parceiros pelo sucesso da terceira edição. “A feira foi um sucesso total. Nosso agradecimento a todos os municípios que participaram, aos parceiros Goiás Receptivo, IEL, Sudeco, AMAB. A união faz a força — e no Entorno tem!”, declarou.
Com 54 artesãos, 21 expositores do agro, 21 estandes municipais, 21 ilhas empresariais, 13 empreendimentos gastronômicos e 16 apresentações culturais, o evento mostrou que o Entorno está cada vez mais forte e integrado. E quem visitou a feira levou para casa não só produtos e lembranças, mas também a certeza de que o Entorno é, de fato, um lugar de oportunidades e orgulho goiano.
Secretaria do Entorno do Distrito Federal | Governo de Goiás