InícioPolítica do EntornoDaniel Vilela participa da inauguração de biodigestor na Escola do Futuro de...

Daniel Vilela participa da inauguração de biodigestor na Escola do Futuro de Valparaíso

Equipamento com tecnologia israelense transforma resíduo sólido em biogás e foi repassado à escola por meio de parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação

Daniel Vilela participa de inauguração de biodigestor doado pela Embaixada de Israel, em Escola do Futuro de Valparaíso

O vice-governador Daniel Vilela participou, nesta quinta-feira (27/2), em Valparaíso, da inauguração do biodigestor autônomo doado pela Embaixada de Israel, por meio de parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Utilizado na Escola do Futuro de Goiás, na cidade do Entorno do Distrito Federal, a tecnologia israelense permite transformar lixo orgânico em uma fonte de biocombustível usado na preparação das refeições de alunos e servidores da unidade. Além de gerar economia com gás de cozinha e sustentabilidade, a ação auxilia no aprendizado dos alunos da unidade.

“Nosso governo institui ações relevantes para a redução de resíduos e de emissões de carbono, e para a geração de energia limpa e renovável, como implantação de teto solar, recarga para veículos elétricos, árvores solares, teto verde e hortas verticais, entre outras”, explicou o vice-governador Daniel Vilela. “A partir dos resultados obtidos, replicaremos este projeto em outras Escolas do Futuro”, complementou.

O vice-governador participou do evento de inauguração, juntamente com o embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, e o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto. “Isso faz parte de um projeto mais amplo, que é o Projeto Oásis, para tornar as escolas sustentáveis. Então vai ter energia mais eficiente, a escola vai ser mais verde, menos quente, mais úmida e faz parte também do movimento de formar nossos jovens em tecnologia”, explicou o secretário José Frederico.

O embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, ressaltou a importância de se ter gestores públicos preocupados com o meio ambiente e com o futuro dos jovens, como ocorre em Goiás. “Escola junto com o governo é a possibilidade de contribuir para o ensino sobre o meio ambiente e a preservação da natureza. Temos que olhar para o futuro. Para outros gestores públicos, pode parecer simples, mas existem muita experiência, pesquisa, e desenvolvimento por atrás disso”, explicou.

Equipamento
O biodigestor é ativado com a colocação dos resíduos orgânicos em seu interior (sobras de comida, vegetais, casca de ovos, esterco de animais de estimação ou do campo). Dentro do equipamento, ocorre a decomposição na ausência de oxigênio. Bactérias especiais quebram a matéria orgânica, produzindo biogás e um fertilizante líquido rico em nutrientes chamado biofertilizante. Como resultado, o biogás produzido pode ser usado para cozinhar, aquecer a água ou gerar eletricidade, dependendo da configuração do sistema. O biofertilizante é uma fonte de nutrientes para jardins e hortas.

Fotos: André Costa

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação | Vice-Governadoria — Governo de Goiás

@EdiBrasília
@EdiBrasíliahttps://www.edibrasilia.com.br
Milton Gonçalves é jornalista e editor chefe do portal edibrasilia.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img