Da redação
Sessão solene na CLDF homenageou portais digitais e reforçou a importância da comunicação ética para a sociedade do DF

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizou nesta segunda-feira (25) uma sessão solene em comemoração aos 10 anos da Associação Brasileira de Portais de Notícias (ABBP). O evento, transmitido ao vivo pela TV Distrital e pelo YouTube com tradução em Libras, foi proposto pelo deputado Roosevelt Vilela (PL), que enfatizou a relevância dos portais digitais no fortalecimento da democracia e na garantia do acesso à informação no Distrito Federal.
Entre os homenageados estava o Portal É di Brasília , que completou 05 anos. O portal recebeu uma comenda entregue pelo deputado Roosevelt e pela senadora Maria Célia Leão. “Reconhecer os portais de notícias significa reconhecer a importância do acesso à informação”, afirmou Roosevelt, reforçando a defesa da liberdade de imprensa.
José Fernando Vilela, presidente da ABBP, destacou o compromisso da entidade com o jornalismo ético. Já Toni Duarte, conselheiro da ABBP, relembrou a fundação da associação em 2014, mencionando o desafio de enfrentar a resistência da mídia tradicional. A sessão também homenageou o fundador da ABBP, Francisco de Paula Lima Júnior, o professor Chico, lembrado pelo conselheiro Fred Lima por sua contribuição ao cenário digital de notícias.
O evento contou ainda com a presença de autoridades como o senador Izalci Lucas (PL-DF) e a banda do Corpo de Bombeiros Militar do DF, que encerrou a solenidade. A ABBP reafirma, assim, seu papel central no fortalecimento da mídia digital e na defesa da liberdade de expressão.