Maduro usa gesto simbólico do MST para pedir apoio de brasileiros em meio a tensão com os EUA

Presidente venezuelano reforça apelo por solidariedade após aumento de pressão diplomática e militar norte-americana

Agradecimento ao MST e apelo ao Brasil
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, pediu nesta quinta-feira (4) que brasileiros apoiem o país diante do aumento das tensões com os Estados Unidos. Durante uma transmissão de TV, Maduro exibiu um boné do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), presente que recebeu recentemente, e utilizou o gesto para defender uma aproximação entre os dois povos. “A vitória pertence ao nosso país”, afirmou, em “portunhol”, ao convocar brasileiros a irem às ruas em defesa da paz e da soberania venezuelana.

Escalada regional envolve alertas e operações dos EUA
O apelo ocorre em meio a um cenário de crescente atrito diplomático e militar. Segundo a reportagem citada na transmissão, os EUA ampliaram operações na região, incluindo ações contra embarcações supostamente ligadas ao tráfico e alertas direcionados a companhias aéreas sobre voos no espaço venezuelano. Washington também acusa Maduro de comandar o chamado “Cartel de los Soles”, grupo que seria envolvido no narcotráfico. O governo venezuelano nega e afirma que os EUA buscam desestabilizar o país para avançar sobre suas reservas de petróleo.

Conversas e tentativas de mediação
Ainda de acordo com a publicação mencionada por Maduro, o presidente venezuelano e Donald Trump teriam mantido uma conversa telefônica em novembro, em um contato descrito como tentativa de distensão. A reportagem aponta também que o empresário Joesley Batista participou de esforços de mediação entre os dois governos.

Clima de incerteza na região
O discurso de Maduro reforça o clima de instabilidade que se intensifica no norte da América do Sul. Enquanto a Venezuela acusa ingerência externa, os EUA sustentam que suas ações têm foco na segurança internacional. No centro do embate, o presidente venezuelano busca apoio de aliados e de movimentos sociais, incluindo brasileiros, para tentar fortalecer sua posição política e diplomática.

@EdiBrasília
@EdiBrasíliahttps://www.edibrasilia.com.br
Milton Gonçalves é jornalista e editor chefe do portal edibrasilia.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img