Seca e frio se intensificam com a chegada do inverno no DF

Segundo o Inmet, no Hemisfério Sul, o inverno seguirá até o dia 22 de setembro. Estação é marcada pelo período menos chuvoso no DF

O inverno começa oficialmente às 23h42 desta sexta-feira (20/6) no Hemisfério Sul e dura até as 15h19 do dia 22 de setembro. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o período é marcado por redução das chuvas e da umidade relativa do ar, além de queda das temperaturas durante a noite e a madrugada.

No Distrito Federal, o período mais seco já começou em maio, e a previsão para o inverno é de chuva abaixo da média climatológica em toda a região.

A tendência é de diminuição da umidade relativa do ar nos próximos meses, com valores diários que podem ficar em 30% e picos mínimos abaixo de 20%.

Há expectativa de ocorrências pontuais de nevoeiros e névoa úmida, com redução de visibilidade, principalmente durante as manhãs

O Inmet explica que o frio é causado pelo fenômeno da perda radiativa noturna. O sol esquenta durante a tarde, porém, devido à baixa nebulosidade, a temperatura cai à noite e pelas manhãs.

Até o momento, a menor temperatura deste ano foi verificada na última terça-feira (17/6), quando os termômetros marcaram 8,8ºC na Estação Meteorológica Ponte Alta do Gama. A mínima histórica aconteceu em 19 de maio de 2022, quando a capital federal registrou 1,4°C.

Nesta sexta-feira, a temperatura mínima no DF chegou à casa dos 12ºC. A máxima deve ser de 27ºC durante a tarde, com céu claro e muitas nuvens. Já a umidade do ar ficará entre 80% e 30%.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img