spot_img
spot_img

São Sebastião ganha faixa exclusiva para ônibus a partir desta quinta-feira

Novo corredor deve reduzir em até 10 minutos o tempo de viagem dos coletivos

A partir desta quinta-feira (18), São Sebastião contará com uma faixa exclusiva para ônibus, voltada a melhorar a fluidez do transporte público e reduzir atrasos nas viagens. O corredor terá início no cruzamento da DF-463 com a Rua da Quadra 2, Conjunto 11, e seguirá até a DF-001, na rotatória que dá acesso à Estrada Parque Cabeça de Veado (EPCV), próxima à antiga sede da Esaf.

A faixa exclusiva funcionará apenas no sentido de saída de São Sebastião, passando por toda a extensão do Jardins Mangueiral e do Jardim Botânico. Segundo o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, a medida vai agilizar os deslocamentos.
“Além de eliminar os atrasos dos ônibus, a faixa proporcionará uma redução significativa no tempo de viagem, que deve ficar entre 8 e 10 minutos mais rápido”, explicou.

Com 5,6 km de extensão, o novo corredor vai beneficiar 52 linhas de ônibus, responsáveis por 774 viagens diárias, operadas com 227 veículos. Durante os horários de pico, cerca de 139 viagens serão realizadas a cada hora.

Mais de 130 km de faixas exclusivas no DF

Com a inauguração do novo trecho, a malha de faixas exclusivas do Distrito Federal passa a superar 130 km de extensão. Atualmente, os principais corredores estão distribuídos da seguinte forma:

  • 23 km na Estrada Parque Taguatinga (EPTG);
  • 56 km na Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia), no corredor do BRT Sul;
  • 14 km na Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB);
  • 22 km nas vias W3 Sul e Norte;
  • 3,2 km na Estrada Setor Policial Militar (ESPM);
  • 16 km no Eixo Monumental (vias S1 e N1).

Esses corredores atendem 711 linhas de ônibus, que juntas realizam mais de 17,3 mil viagens por dia.

De acordo com Zeno Gonçalves, as faixas exclusivas trazem benefícios não só para os usuários do transporte público, mas também para os demais motoristas.
“Com os ônibus circulando em pistas exclusivas, o trânsito flui melhor. Isso permite que os passageiros tenham viagens mais rápidas e confortáveis, ganhando mais tempo para estar com a família antes de sair de casa e chegando em casa mais cedo”, concluiu o secretário.

@EdiBrasília
@EdiBrasíliahttps://www.edibrasilia.com.br
Milton Gonçalves é jornalista e editor chefe do portal edibrasilia.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img