Ação do Detran-DF e PMDF fiscalizou 250 veículos em duas horas de operação

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizou, na noite desta terça-feira (9), mais uma edição da Operação Sossego, desta vez em Águas Claras. A ação, que ocorreu entre 21h e 23h, teve como objetivo combater irregularidades no trânsito e reduzir a poluição sonora causada por escapamentos adulterados.
Durante a fiscalização, foram montados três pontos de bloqueio na região e 250 condutores foram abordados. No total, 32 motocicletas foram autuadas por estarem com o sistema de escapamento irregular – a principal infração registrada na noite.
Essa modificação é considerada infração grave, resultando em 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), multa de R$ 195,23 e retenção do veículo para que seja regularizado. Além do impacto no trânsito, a alteração provoca ruídos excessivos, afetando a qualidade de vida e a saúde da população.
Além dos escapamentos adulterados, a operação também identificou outras infrações:
- 7 condutores inabilitados;
- 3 motoristas com CNH vencida;
- 1 condutor com CNH suspensa;
- 3 veículos com sistema de iluminação alterado.
Ao todo, foram lavrados 25 autos de infração diversos e 2 veículos foram removidos ao depósito.
A Operação Sossego, que contou com apoio da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), integra o esforço do governo para aumentar a segurança viária e reduzir transtornos causados por irregularidades mecânicas.