IPVA 2025: última parcela vence a partir do dia 21 no DF

Pagamentos seguem cronograma conforme o final da placa; débitos podem levar à apreensão do veículo

Os contribuintes do Distrito Federal que optaram pelo parcelamento do IPVA 2025 devem se preparar para quitar a sexta e última parcela do imposto, cujo vencimento começa na próxima segunda-feira (21). A data limite varia de acordo com o número final da placa do veículo e se estende até o dia 25.

Os boletos podem ser gerados por meio do aplicativo Economia DF, no site receita.fazenda.df.gov.br ou presencialmente em uma das agências da Receita do DF.

O contribuinte inadimplente pode ter o carro apreendido durante ações de fiscalização do Departamento de Trânsito (Detran-DF) e da Polícia Militar | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

De acordo com a Secretaria de Economia do DF (Seec), cerca de 1,068 milhão de contribuintes devem pagar o tributo este ano. A expectativa de arrecadação gira em torno de R$ 1,97 bilhão, montante que será destinado a serviços públicos como obras, saúde, educação e manutenção de rodovias, além do pagamento de servidores.

Consequências da inadimplência

O gerente de Gestão do IPVA, Fabrício Bernardes, alerta para a importância de manter o imposto em dia. “A arrecadação viabiliza investimentos em políticas públicas. Quem não paga pode ter o débito inscrito na dívida ativa, o que impede o licenciamento e acarreta outras penalidades”, destaca.

A inadimplência pode levar à apreensão do veículo durante fiscalizações do Detran-DF ou da Polícia Militar. Inicialmente, o contribuinte é notificado por telefone, e-mail ou via aplicativo. Se o pagamento não for feito, o débito é formalizado na dívida ativa e pode resultar em processo judicial de cobrança.

Quem perdeu parcelas anteriores ainda pode regularizar a situação no site da Receita do DF ou pelo app Economia DF, informando o número do Renavam para consultar e gerar as guias de pagamento.

Isenções

Estão isentos do IPVA veículos com mais de 15 anos de fabricação ou pertencentes a instituições que têm direito à isenção, conforme previsto em lei.

Serviço – Atendimento presencial da Receita do DF:

  • Plano Piloto: 701 Norte, Bloco D, Loja 1
  • Ceilândia: CNN 1, Bloco B – Av. Hélio Prates
  • Gama: Quadra 1, Área Especial – Setor Central
  • Planaltina: SHD, Bloco C
  • SIA: SAPS Trecho 1, Lote H – EPTG (próx. à Caesb)
  • Taguatinga: CNA, Área Especial s/nº – Praça Santos Dumont

Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 12h30 às 18h30 (exceto feriados).

@EdiBrasília
@EdiBrasíliahttps://www.edibrasilia.com.br
Milton Gonçalves é jornalista e editor chefe do portal edibrasilia.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img