Operações ocorreram em cinco regiões administrativas do Distrito Federal

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizou ações de fiscalização entre sexta-feira e domingo (22 a 25/1) nas regiões de Samambaia, Águas Claras, Vicente Pires, Taguatinga e Brazlândia. As operações resultaram em 28 flagrantes de alcoolemia, sendo um de natureza criminal, além de diversas infrações relacionadas à documentação e às condições dos veículos.
Durante as abordagens, foram identificados 13 condutores inabilitados, sete com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida e um motorista dirigindo veículo em categoria diferente da qual é habilitado. As equipes também registraram sete infrações por alterações no sistema de iluminação, seis por escapamento irregular, uma por lacre rompido e outra por prática de manobras perigosas com motocicleta, além de 51 autuações por motivos diversos.
Destaques
Um dos principais registros do fim de semana ocorreu na manhã de domingo (25/1), quando a tripulação do helicóptero Sentinela 01, da Unidade de Operação Aérea (UOPA) do Detran-DF, localizou um veículo suspeito abandonado em uma área de mata na DF-097 (EPAC), na altura da Colônia Agrícola 26 de Setembro. Após consulta aos sistemas, foi confirmado que o automóvel possuía registro de furto/roubo.
Durante o patrulhamento, a equipe aérea identificou uma viatura da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) a cerca de um quilômetro do local e, por meio de coordenação tática e sinalização aérea, direcionou os policiais em solo até o ponto exato onde se encontrava o veículo, um Chevrolet Celta preto. A ocorrência foi concluída com a entrega do automóvel à PCDF, responsável pelos procedimentos de perícia e posterior restituição ao proprietário.
Ainda na noite de domingo, as equipes de fiscalização atuaram na Operação 5º Mandamento, no Paranoá, uma ação conjunta e permanente de segurança pública realizada no Distrito Federal, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), com foco na redução de crimes contra a vida e na diminuição da criminalidade em áreas estratégicas.
Na sexta-feira (23), o Detran-DF também participou da Operação CAISP, em Brazlândia, no Setor Tradicional, próximo ao Lago Veredinha. A iniciativa integra o Comitê de Áreas Integradas de Segurança Pública do Distrito Federal e reúne órgãos como a Polícia Militar do DF (PMDF), a Polícia Civil do DF (PCDF), o Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF), a DF Legal e a Secretaria de Segurança Pública (SSP), com foco na redução da criminalidade, no reforço do policiamento ostensivo e no aumento da sensação de segurança da população.
As fiscalizações fazem parte das estratégias permanentes do Detran-DF para coibir infrações, prevenir sinistros de trânsito e garantir mais segurança viária em todo o Distrito Federal.
Ações preventivas
Além das ações de fiscalização, durante o fim de semana, equipes do Detran-DF atuaram no controle do tráfego em eventos como a implosão do Hotel Torre Palace, na Asa Norte, a Rua do Lazer do Guará e a Corrida de Reis Mirim, no Parque da Cidade.
Os agentes também foram destacados para o controle do tráfego durante o treinamento do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) nos escombros do Hotel Torre Palace, em pontos de demonstração em Santa Maria e durante uma manifestação popular no Gama.



