Campanhas destacaram os 17 anos da Lei Seca e a importância da direção segura

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) impactou aproximadamente 3,1 mil pessoas com iniciativas voltadas à educação no trânsito entre os dias 19 e 22 de junho. As ações aconteceram em diversos pontos do DF e integraram atividades como o programa Rolê Consciente, Detran nos Shoppings e a Corrida de Rua Tá no Sangue, com foco na segurança viária e na celebração dos 17 anos da Lei Seca.
De acordo com a diretora de Educação de Trânsito do Detran-DF, Ana Maria Moreira, a atuação constante da equipe busca conscientizar a população sobre os perigos da combinação entre álcool e direção. Ela ressaltou que os fins de semana são uma oportunidade de reforçar mensagens que contribuem para a redução de acidentes e mortes no trânsito. Desde a criação da Lei Seca, o DF registrou uma diminuição de 55% nos óbitos causados por sinistros viários.
Na quinta-feira (19), a iniciativa Rolê Consciente levou orientações a cerca de 600 frequentadores de bares na Asa Norte, e na sexta-feira (20), a ação se estendeu para bares de Águas Claras, alcançando 500 pessoas. Utilizando linguagem artística e acessível, os MCs do Trânsito Seguro, atores e educadores promoveram minipalestras e entregaram material educativo com uma abordagem leve, sem perder o foco na seriedade do tema.
No sábado (21), o Gama Shopping foi palco do projeto Detran nos Shoppings, que reuniu 300 pessoas em atividades culturais com repentistas, teatro e palestras sobre conduta segura no trânsito.
Ainda no sábado, o Detran-DF participou da Corrida de Rua Tá no Sangue, realizada no Eixo Monumental, com a presença de 1,7 mil corredores. Durante o evento, além de promover a doação de sangue, a autarquia distribuiu folhetos educativos e realizou apresentações culturais com foco na conscientização.