Ferramentas online permitem acesso a IPVA, IPTU, TLP e licenciamento de veículos

Moradores do Distrito Federal que precisam verificar a situação de tributos como IPVA, IPTU, TLP e licenciamento de veículos já podem consultar pendências e emitir segunda via de boletos pelos canais digitais dos órgãos responsáveis. A medida busca oferecer mais comodidade e rapidez no processo de regularização, sem necessidade de deslocamento até unidades presenciais.
De acordo com o secretário-executivo de Fazenda, Anderson Borges Roepke, a digitalização facilita a vida do contribuinte: “Hoje, é possível consultar e quitar tributos de forma rápida e segura, sem precisar sair de casa. Nosso objetivo é ampliar a transparência e simplificar o acesso à regularização fiscal”, afirmou.
No caso do IPVA, a consulta está disponível no site da Receita do DF. Basta informar o número do Renavam e o exercício desejado. Caso haja débito, é possível emitir a guia atualizada, já com multa e juros de mora. O pagamento deve ser feito em bancos credenciados. Débitos não quitados podem ser inscritos em dívida ativa no ano seguinte.
Para o IPTU e a TLP, a verificação é feita no Portal de Serviços da Receita, na aba Cidadão, informando a inscrição do imóvel. Em caso de atraso, o sistema gera Documento de Arrecadação (DAR) atualizado. Os débitos podem ser parcelados, mas somente no exercício seguinte.
Já o licenciamento de veículos pode ser consultado no Portal de Serviços do Detran-DF, no aplicativo Detran Digital ou nas unidades de atendimento. O proprietário deve informar a placa e o Renavam. Débitos em atraso podem ser parcelados por empresas credenciadas que operam com cartão de crédito. Se não forem regularizados, podem ser inscritos em dívida ativa em até 90 dias.
Além dos serviços digitais, os contribuintes podem buscar atendimento presencial nas agências da Receita do DF, do Detran-DF e nos postos do programa Na Hora (Plano Piloto, Ceilândia, Gama, Planaltina, SIA e Taguatinga).
As informações completas, endereços e orientações estão disponíveis nos portais oficiais da Receita do DF, do Detran-DF e no Portal da Transparência.