Da redação
Levantamento do Real Time Big Data mostra vice-governadora com até 50% das intenções de voto e aponta alta aprovação da gestão Ibaneis Rocha no Distrito Federal

A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), aparece na liderança isolada da corrida pelo Governo do DF em 2026, com intenções de voto que variam entre 40% e 50%, segundo pesquisa do Instituto Real Time Big Data divulgada em 9 de dezembro. Os números indicam a possibilidade de vitória já no primeiro turno, a depender do cenário eleitoral.
O levantamento ouviu 1.200 eleitores entre os dias 6 e 8 de dezembro e tem margem de erro de três pontos percentuais. Em um dos cenários testados, com a inclusão do ex-governador José Roberto Arruda, Celina registra 40% das intenções de voto, seguida por Arruda, com 21%. Leandro Grass (PT) aparece com 13%, enquanto Ricardo Cappelli (PSB) e Paula Belmonte (PSDB) somam 6% cada.
Sem Arruda na disputa, a vice-governadora amplia a vantagem e chega a 50%. Nesse cenário, Grass alcança 16%, Cappelli e Belmonte ficam com 7% cada, e 11% dos entrevistados optam por voto nulo ou em branco.
Aprovação do governo impulsiona cenário
O desempenho de Celina Leão ocorre em um contexto de alta aprovação do governador Ibaneis Rocha (MDB). De acordo com a mesma pesquisa, a gestão é aprovada por 63% dos entrevistados, sendo que 43,3% avaliam o governo como “ótimo” ou “bom”. Ibaneis também aparece bem posicionado na disputa por uma vaga ao Senado, com 35,6% das intenções de voto.
Entre as ações citadas como marcas da atual administração estão a aprovação do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT), a regularização fundiária de áreas residenciais, investimentos na área da saúde e programas voltados à inclusão social e à segurança pública.
Cenário eleitoral no DF
A pesquisa também revela dificuldades para partidos de esquerda no Distrito Federal. Grass e Cappelli apresentam desempenho limitado nos cenários testados, em um ambiente marcado pela desaprovação do governo federal entre os eleitores do DF, que chega a 59,7%, segundo o instituto.
Os dados reforçam a vantagem de Celina Leão na largada da disputa de 2026 e indicam que a sucessão no Palácio do Buriti tende a ser influenciada pela avaliação positiva da atual gestão.



