CBMDF lança Painel de Satisfação do Cidadão para medir qualidade dos serviços

O sistema oferece detalhamento por unidade operacional, tipo de ocorrência e período, além de permitir a comparação entre o atendimento do 193 e o atendimento presencial

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) lança, na próxima quita-feira (2), às 15h, o Painel de Satisfação do Cidadão — uma plataforma interativa que torna pública a percepção da população sobre os serviços da corporação e orienta decisões internas com base em evidências.

O evento será realizado no Auditório Coronel José Nilton Matos, na Academia de Bombeiro Militar do DF.

Desde 2024, logo após cada ocorrência, os cidadãos atendidos recebem, via WhatsApp, um convite para avaliar o serviço prestado. A iniciativa já coletou mais de 25 mil respostas, com taxa de participação próxima de 40%, permitindo acompanhar indicadores de satisfação, confiança e o NPS (Net Promoter Score).

Resultados em destaque:

• Índice de satisfação em patamar considerado excelente, superior ao registrado em 2024;

• Confiança acima da média nacional em comparação com serviços públicos e privados;

• NPS em nível equivalente ao das Top 50 marcas do país, demonstrando alto grau de lealdade e recomendação da população.

Mais do que números, o painel representa a busca permanente pela excelência nos serviços prestados pelo CBMDF, com o objetivo de salvar cada vez mais vidas, com mais qualidade e eficiência. A iniciativa reforça o compromisso com a transparência, o aperfeiçoamento contínuo dos serviços e o fortalecimento do comprometimento da tropa, que passa a contar com informações estratégicas para aprimorar suas práticas.

O sistema oferece detalhamento por unidade operacional (quartel/OBM), por tipo de ocorrência e por período, além de permitir a comparação entre o atendimento telefônico do 193 e o atendimento presencial das guarnições.

Cada comandante terá acesso direto aos indicadores da sua unidade, possibilitando planejamento assertivo de ações de melhoria contínua e o fortalecimento da confiança da sociedade na corporação.

Em caso de emergência, ligue 193.

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Milton Gonçalves é jornalista e editor chefe do portal edibrasilia.com.br

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