Evento em Vicente Pires encerra primeira edição do programa com reforço e motivação aos candidatos

O governador Ibaneis Rocha participou, neste sábado (15), do aulão “Preparação Final Enem”, que reuniu cerca de 2 mil estudantes no Arena Hall, em Vicente Pires, marcando o encerramento da primeira edição do PreparaçãoDF, programa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF). Durante o encontro, o chefe do Executivo destacou a importância da iniciativa, voltada a fortalecer a formação dos jovens e ampliar oportunidades acadêmicas e profissionais.
“Quando conheci este programa, achei maravilhoso, porque oferece oportunidade aos alunos da rede pública, com quem temos trabalhado intensamente nesses quase oito anos de governo”, afirmou Ibaneis Rocha. Ele também compartilhou sua trajetória pessoal, reforçando o papel transformador do estudo: “O estudo mudou a minha vida e pode mudar a de cada um de vocês. Acreditem no potencial que carregam, independentemente da origem ou condição financeira”.
O aulão, realizado em parceria com a Cognus Prevest, responsável pela metodologia pedagógica do programa, começou às 10h e contou com transporte gratuito a partir de pontos estratégicos do DF, como Taguatinga, Ceilândia, Plano Piloto, Gama, Planaltina e Núcleo Bandeirante. Também estiveram presentes a vice-governadora Celina Leão, os secretários Gustavo Rocha (Casa Civil) e Thales Mendes (Sedet-DF), além dos deputados Rafael Prudente e Robério Negreiros.
Oportunidade e formação
Ao todo, 5 mil estudantes participaram gratuitamente do PreparaçãoDF, que ofereceu 240 horas-aula em polos de Ceilândia, Taguatinga, Asa Sul, Planaltina e Gama. Os alunos receberam kit educacional completo, uniforme, lanche diário, transporte gratuito e certificado de conclusão.
Segundo o secretário Thales Mendes, o programa nasceu de uma demanda dos próprios jovens. “A grande aspiração deles era entrar na universidade. O PreparaçãoDF facilita esse acesso. Foram três meses com mais de 5 mil alunos em sala de aula”. Ele destacou ainda o bom desempenho dos participantes nos simulados anteriores ao Enem, especialmente na redação.
O aulão funcionou não apenas como revisão final das matérias de Exatas, mas também como momento de descontração e acolhimento, com orientações estratégicas, atividades para aliviar a tensão e distribuição de materiais exclusivos.
Thamires Torres, 36 anos, que concorre a uma vaga em Enfermagem, comemorou a oportunidade: “O curso foi maravilhoso. Agora, com o aulão, sinto que estou 100% preparada”. As estudantes Isabela de Camargos, 18, e Vívian Marques, 17, também elogiaram a atividade, destacando o reforço dos conteúdos e o ambiente de estudo coletivo.



