Da redação
Levantamento do Realtime Big Data mostra avaliação positiva do atual governo e preferência da população em relação a administrações de Rollemberg e Agnelo

Avaliação positiva da gestão
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), alcança 63% de aprovação entre os eleitores brasilienses, segundo pesquisa do Instituto Realtime Big Data divulgada nesta terça-feira (9). A desaprovação ao governo é de 31%, enquanto 6% dos entrevistados disseram não saber ou preferiram não responder.

Percepção sobre o desempenho
No recorte que mede a avaliação da gestão, 34% classificam o governo como ótimo ou bom, 39% como regular e 24% como ruim ou péssimo. Outros 3% não souberam avaliar. Os dados indicam que a maior parte da população enxerga a administração com avaliação intermediária, mas com saldo positivo quando consideradas as opiniões extremas.

Comparação com governos anteriores
O levantamento também mediu a percepção da população sobre os últimos três governadores do DF. Para a maioria dos entrevistados, Ibaneis apresenta desempenho superior ao de Rodrigo Rollemberg (PSB) e Agnelo Queiroz (PT). A pesquisa aponta vantagem expressiva do atual chefe do Executivo quando a comparação é feita de forma direta, reforçando a percepção de continuidade administrativa bem avaliada.

Metodologia
A pesquisa foi realizada pelo Realtime Big Data com eleitores do Distrito Federal. O instituto não divulgou, neste trecho do release analisado, os detalhes sobre margem de erro ou período exato da coleta, mas informou que os resultados refletem a opinião dos entrevistados no momento da consulta.
O cenário indica que, apesar de desafios administrativos, o governo mantém apoio consistente da maioria da população e supera seus antecessores na memória recente do eleitorado do DF.




