Da redação
Levantamento mostra vantagem da vice-governadora em todos os cenários e equilíbrio na corrida pelas duas vagas ao Senado

A vice-governadora Celina Leão (PP) aparece à frente nas intenções de voto para o Governo do Distrito Federal (GDF), segundo pesquisa do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), realizada entre os dias 27 e 29 de outubro. No cenário mais amplo, Celina soma 28% das menções, seguida por José Roberto Arruda (PL), com 14%, Leandro Grass (PT), com 12%, e Fred Linhares (Republicanos), com 10%. Izalci Lucas (PSDB) e Ricardo Cappelli (PSB) registram 4% cada. Indecisos são 8%, e 19% votariam em branco ou nulo.
Celina amplia vantagem sem Arruda na disputa
Com a exclusão de Arruda, que segue inelegível por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Celina Leão chega a 29% das intenções de voto. Grass sobe para 13% e Linhares, para 12%. Izalci e Cappelli têm 7% cada. Os votos nulos, brancos ou em nenhum candidato somam 23%, enquanto 9% não souberam responder.
Num terceiro cenário, com Arruda, mas sem Fred Linhares e Izalci Lucas, Celina lidera com 30%, contra 17% de Arruda, 12% de Grass e 8% de Cappelli. Entre os recortes do eleitorado, Celina apresenta maior força entre homens e evangélicos, enquanto Arruda cresce entre eleitores de menor renda e escolaridade. Grass é mais lembrado por jovens e eleitores com ensino superior.
Ibaneis e Michelle empatam na corrida ao Senado
A disputa pelas duas vagas do Senado está acirrada. O governador Ibaneis Rocha (MDB) e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) aparecem empatados com 21% das intenções de voto. Leila do Vôlei (PDT) vem em seguida, com 15%, e Érika Kokay (PT), com 14%. Bia Kicis (PL) soma 8%. Eleitores que pretendem votar em branco ou nulo representam 18%, e 2% estão indecisos.
Ibaneis tem desempenho estável entre todos os segmentos, enquanto Michelle se destaca entre homens e evangélicos. A disputa permanece aberta entre mulheres e eleitores jovens com ensino superior.
Lula lidera entre os eleitores do DF
Na corrida presidencial, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera no Distrito Federal, com 28% das intenções de voto. Tarcísio de Freitas (Republicanos) aparece em segundo lugar, com 19%, seguido por Eduardo Bolsonaro (PL), com 14%, e Ronaldo Caiado (União Brasil), com 12%. O levantamento ouviu 800 eleitores por telefone e tem margem de erro de 3,5 pontos percentuais, com nível de confiança de 95,5%.





