Da redação
Governador alerta para riscos ao sistema financeiro em caso de demora na decisão do Banco Central

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, afirmou nesta terça-feira (8/9), durante participação no LIDE Brazil Development Fórum, em Washington, nos Estados Unidos, que o Banco Regional de Brasília (BRB) não desistiu das negociações para aquisição do Banco Master. Segundo ele, a demora do Banco Central em dar um posicionamento sobre a operação pode gerar insegurança e risco para o mercado financeiro.
“A dilapidação do Master, que está se mostrando, pode trazer um grande risco para o sistema financeiro como um todo. Quanto antes o Banco Central soltar isso, até para dar oportunidade para o BRB avaliar se vai avançar no negócio ou se vai desistir. E desistindo, se outra instituição, seja privada ou pública, tem interesse em comprar esse capital”, declarou o governador.
Risco para investidores
Ibaneis destacou que a indefinição preocupa principalmente os investidores ligados ao Banco Master. “O prazo para o Banco Central é mais alongado, mas a gente espera pelo fato de se tornar uma decisão delicada, principalmente para os investidores do Master, porque deixariam de ter cobertos os seus investimentos”, disse.
Decisão aguardada
O governador reforçou que o cenário se torna mais problemático a cada dia que passa sem uma posição oficial. “Vi muitas matérias falando sobre os CDBs e alguns fundos que ele tem, e a dilapidação do Master, que está se mostrando, pode trazer um grande risco para o sistema financeiro como um todo”, afirmou.
Segundo Ibaneis, a expectativa é de que o Banco Central dê um encaminhamento breve para que o BRB possa decidir sobre a continuidade do processo de compra ou abrir espaço para outras instituições interessadas.