Da redação
Áreas privadas sem infraestrutura dificultam ações do governo para evitar enchentes na região

O Jardim Botânico, no Distrito Federal, enfrenta problemas recorrentes de alagamento, especialmente em áreas ocupadas irregularmente. Segundo o administrador regional, Derivaldo Cardoso, existem sete pontos críticos de alagamento na região, sendo que a maioria está em terrenos privados sem projeto urbanístico adequado.
“Esses alagamentos ocorrem normalmente em áreas que foram ocupadas irregularmente desde o início, que não têm projeto urbanístico. São áreas privadas não desapropriadas, em que nós, por determinação do governador Ibaneis, estamos buscando solução por meio da legislação”, explicou Cardoso.
A principal dificuldade enfrentada pelo governo para realizar obras de drenagem é a impossibilidade de intervenção em propriedades privadas. Segundo o administrador, muitas construções recentes não seguiram padrões técnicos, o que contribui para a retenção da água da chuva. “Essa área aqui mesmo, que foi alagada, é uma construção nova, que foi feita de uma maneira que não seguiu os determinados parâmetros dentro do projeto urbanístico, o que acaba potencializando o alagamento justamente nesse ponto”, afirmou.
Para solucionar o problema a longo prazo, o governo trabalha em um projeto de drenagem para o Jardim Botânico. A iniciativa inclui a construção de bacias de contenção pelos condomínios em processo de regularização, permitindo que essas áreas recebam o excesso de água das vias públicas. “Estamos conversando com o Governo do Ibaneis e todo o secretariado para desenvolver esse projeto, garantindo infraestrutura adequada para a região”, concluiu Cardoso.