Entre os selecionados da iniciativa do Goiás Social está o aluno Deyvison Jesus, da Escola do Futuro de Santo Antônio do Descoberto, que recebeu a notícia por ligação do governador Ronaldo Caiado e do vice-governador Daniel Vilela

O Governo de Goiás lançou nesta quarta-feira (12/11) o Goiás Pelo Mundo, iniciativa que vai levar mais de 2 mil goianos ao exterior nos próximos cinco anos. O programa, coordenado pelo Goiás Social por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), reúne intercâmbios, bolsas de mestrado em universidades de referência e apoio para participação em missões acadêmicas e eventos internacionais.
Em janeiro, 39 alunos das Escolas do Futuro de Goiás (EFGs) embarcam para um mês de imersão em Sydney, na Austrália, com todas as despesas custeadas pelo Estado. Vinte deles são da Região Metropolitana do Entorno (RME). A experiência inclui curso intensivo de inglês, visitas a centros de pesquisa e atividades culturais. Os selecionados foram escolhidos pelo desempenho em cursos técnicos e pela 1ª Olimpíada de Inteligência Artificial Aplicada, promovida pela Secti em parceria com o Centro de Excelência em IA da Universidade Federal de Goiás (Ceia-UFG).
Para o vice-governador Daniel Vilela, a política pública reforça a estratégia estadual de investir em educação e inovação. “O Governo de Goiás tem atuado com planejamento e coragem para transformar oportunidades em resultados reais. O Goiás pelo Mundo mostra que nós estamos investindo com seriedade na educação, na ciência e nas pessoas, preparando talentos que vão fazer de Goiás um Estado ainda mais desenvolvido e inovador”, afirmou.
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, frisa a importância de ampliar a presença de goianos em ambientes acadêmicos e culturais de ponta. “Todos os países em crescimento no mundo estão em busca de talentos, sobretudo voltados para tecnologia. Ao oferecer suporte para que goianos tenham essas oportunidades, fortalecemos também o nosso estado”, disse.
Entorno na Austrália
Entre os participantes está Deyvison Jesus Oliveira Carvalho, estudante da Escola do Futuro Sarah Luísa Lemos Kubitschek de Oliveira, de Santo Antônio do Descoberto. Ele soube da aprovação por uma ligação do governador, acompanhado do vice-governador.
Emocionado, contou que vinha se preparando desde o anúncio do programa. “Desde que o vice-governador Daniel esteve lá na Escola do Futuro e falou do programa, eu já me preparei para agarrar esta oportunidade. Então já me sinto pronto para, em janeiro, embarcar para Sydney”, disse. A viagem prevê formação linguística, visitas técnicas e programação cultural guiada. A meta do Estado é enviar 200 participantes por ano até 2030.
O secretário do Entorno do Distrito Federal, Pábio Mossoró, destaca o orgulho da região. “Esses estudantes mostram o quanto a nossa população tem talentos e potencial. É motivo de orgulho ver tantos jovens se destacando e alcançando o mundo por meio do conhecimento. O programa Goiás Pelo Mundo é uma prova de que investir em educação é abrir portas para o futuro de toda uma geração”, afirmou.
Outras frentes do Goiás Pelo Mundo
Outra linha do programa oferece bolsas e crédito subsidiado para mestrado em instituições como University College London, École Polytechnique, Hertie School, Yale e Tsinghua Shenzhen. Serão 150 bolsas ao longo dos próximos cinco anos, com editais previstos para fevereiro de 2026.
A iniciativa também financia missões de pesquisa, estágios acadêmicos e apresentações de trabalhos em conferências internacionais. A meta é apoiar 450 pesquisadores em missões de estudo e outros 550 em eventos científicos. Além disso, incentiva artistas goianos em festivais internacionais, fortalecendo ações já consolidadas como as da Escola do Futuro Basileu França e da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás.
Fotos: André Saddi
Secretaria do Entorno do DF | Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação – Governo de Goiás



