Da redação
Vice-governadora do PP amplia vantagem em todos os cenários e consolida favoritismo na sucessão de Ibaneis Rocha em 2026

A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), aparece na liderança das intenções de voto para o governo do DF em 2026, segundo pesquisa do Instituto Big Data em parceria com a Rede Record, divulgada nesta quarta-feira (5). O levantamento, realizado entre 2 e 3 de novembro com 1.200 entrevistas, mostra que Celina varia de 40% a 54% nos cenários estimulados, consolidando-se como principal nome na disputa pela sucessão de Ibaneis Rocha (MDB).
No primeiro cenário, com José Roberto Arruda, Leandro Grass (PV), Paula Belmonte (Cidadania) e Ricardo Cappelli (PSB), Celina registra 40%, contra 20% de Arruda e 13% de Grass. Já no segundo, sem Arruda, ela sobe para 50%, com Grass somando 15%, Belmonte e Cappelli empatados com 7%. Em um confronto direto com Cappelli, Celina alcança 54% das intenções de voto, enquanto o adversário aparece com 14%.
Na pesquisa espontânea, em que não são apresentados nomes aos eleitores, Celina tem 7%, seguida por Ibaneis Rocha com 4% e Michelle Bolsonaro (PL) com 3%. Outros nomes somam 7%, e 79% não souberam responder.
A vice-governadora também se destaca na avaliação pessoal: 42% dos entrevistados afirmam ter imagem positiva de Celina, contra 20% que a veem de forma negativa. Os números reforçam a percepção de continuidade entre as gestões de Ibaneis e Celina, que mantêm altos índices de aprovação no DF.
A pesquisa tem margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%.




