Grafites transformam passagens subterrâneas do Plano Piloto em galeria a céu aberto

Projeto da Novacap leva arte urbana às passagens reformadas e reforça segurança e valorização dos espaços públicos

A passagem subterrânea localizada na altura da 103 Norte está se transformando em um verdadeiro painel a céu aberto. O grafiteiro Elom Cordeiro, morador de Ceilândia, iniciou nesta segunda-feira (20) a pintura do local com formas geométricas inspiradas em Athos Bulcão e referências a monumentos icônicos da capital, como a Torre de TV, o Congresso Nacional e a Praça dos Três Poderes.

A ação faz parte do projeto de reforma e revitalização das passagens subterrâneas do Plano Piloto, conduzido pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). Cada parede da estrutura possui cerca de 200 metros de extensão e 2,90 metros de altura, somando quase 1,2 mil metros quadrados de área grafitada.

Outros nomes de destaque da arte urbana do Distrito Federal também participam da iniciativa, entre eles Toys Daniel, reconhecido internacionalmente por seus murais e ilustrações, e Vinícius Lap!xa, referência do grafite em Sobradinho. “Esse projeto vai crescer para outras passagens, revelando a genialidade dos artistas candangos e incentivando novos talentos da periferia”, afirmou Elom Cordeiro.

De acordo com o presidente da Novacap, Fernando Leite, o trabalho integra o contrato de reforma das passagens, que inclui a contratação dos artistas responsáveis pelas intervenções.

“As 16 passagens subterrâneas vão ganhar uma nova estética, mais agradável e harmoniosa, o que também contribui para o bem-estar e a sensação de segurança dos cidadãos”, destacou.

A previsão é que cada passagem leve de uma a duas semanas para ser totalmente grafitada. Após a conclusão da 103 Norte, os artistas seguirão para as passagens da 102 e 104 Sul, que já passaram por reforma estrutural.

Moradores da região já percebem a mudança. O servidor público Túlio Figueiredo, de 43 anos, elogiou o novo visual:

“Está lindo demais. Deu outra cara para o lugar. Fiz questão de voltar pelo mesmo caminho só para ver de perto.”

Além do aspecto artístico, a Novacap reforça a importância de preservar os espaços revitalizados, evitando descarte irregular de lixo, estacionamento indevido e uso inadequado das áreas.

Para garantir a segurança e conservação das passagens, um acordo de cooperação técnica entre a Novacap e a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) está em estudo. O plano prevê instalação de cerca de 220 câmeras de videomonitoramento, que funcionarão 24 horas por dia, ampliando a vigilância e coibindo atos de depredação.

@EdiBrasília
@EdiBrasíliahttps://www.edibrasilia.com.br
Milton Gonçalves é jornalista e editor chefe do portal edibrasilia.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img