Durante encontro com 3 mil bombeiros, governador anunciou medidas para segurança pública e valorização da corporação, além de reforçar a composição política para as próximas eleições.

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), garantiu neste sábado (27) que o Partido Liberal (PL) terá espaço assegurado na chapa majoritária para a disputa ao Senado em 2026. O anúncio foi feito durante evento que reuniu mais de 3 mil bombeiros militares no Park Way, organizado pelo deputado distrital Roosevelt Vilela (PL).
Ibaneis, em seu segundo mandato, deve concorrer ao Senado e, por isso, deixará o governo em abril de 2026. A vice-governadora Celina Leão (PP) assumirá o comando do Palácio do Buriti e liderará a chapa, que já conta com Gustavo Rocha (Republicanos) confirmado como vice. O nome do PL ainda será definido, mas a deputada federal Bia Kicis é apontada como uma das possíveis candidatas.
Além das articulações políticas, o governador anunciou medidas voltadas à valorização das forças de segurança. Entre elas, a redução do interstício para promoções de bombeiros e policiais a partir do fim de 2025 e a implantação de 40 a 50 escolas cívico-militares na rede pública do DF. Ibaneis também ressaltou que aguarda sinalização do Governo Federal para viabilizar a recomposição salarial das corporações.
Durante a celebração, Roosevelt Vilela destacou a importância do encontro com a tropa. “A Festa da Família Bombeiro Militar representa a força e a união que nos movem. Nosso compromisso é lutar por melhorias para a corporação e suas famílias, parte fundamental do CBMDF”, afirmou o deputado.
O evento contou ainda com a presença da presidente do PL no Distrito Federal, Bia Kicis, e reuniu lideranças políticas e militares em apoio às pautas da segurança pública.