Ação em Taguatinga resultou em mais de 60 flagrantes de alcoolemia, 12 remoções de veículos e duas prisões em flagrante

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizou, na noite dessa sexta-feira (26), em Taguatinga, uma megaoperação da Lei Seca que marcou o encerramento das ações de fiscalização para a Semana Nacional do Trânsito 2025.
Durante a operação, 350 veículos foram abordados. As equipes flagraram 65 motoristas sob efeito de álcool, dois deles foram conduzidos à delegacia por crime de alcoolemia. Também foram autuados 15 condutores sem habilitação, seis com a CNH vencida e dois com o direito de dirigir suspenso. Além disso, quatro veículos estavam com escapamentos adulterados.
Imprudências
Durante a blitz, o motorista de um Gol branco foi abordado e autuado por dirigir sem habilitação e por se recusar a realizar o teste do etilômetro. Após a notificação, ele contratou um motorista de aplicativo para retirar o veículo do local.
No entanto, alguns quilômetros depois, o motorista do aplicativo entregou o carro novamente ao condutor, que já havia sido flagrado e notificado. Nesse momento, ambos foram abordados pelas equipes de fiscalização. O motorista de aplicativo foi preso em flagrante por entregar a direção a pessoa alcoolizada e o outro condutor foi autuado novamente, desta vez por dirigir inabilitado e sob influência de álcool.
De acordo com o artigo 310 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), permitir, confiar ou entregar a direção de veículo automotor a pessoa não habilitada, com a habilitação cassada, com o direito de dirigir suspenso ou, ainda, a quem não esteja em condições de conduzi-lo com segurança em razão de embriaguez ou problemas de saúde, constitui crime. A infração prevê pena de detenção, de seis meses a um ano, ou aplicação de multa.
“A Semana Nacional de Trânsito terminou com uma grande operação, que mostrou de forma clara o quanto o esforço integrado salva vidas. Nossa prioridade é retirar das vias aqueles que oferecem risco, seja por dirigir alcoolizados, sem habilitação ou em descumprimento da lei”
Bruno Baruque, diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF
Para o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Bruno Baruque, a operação demonstra a importância do trabalho ostensivo no combate à imprudência: “A Semana Nacional de Trânsito terminou com uma grande operação, que mostrou de forma clara o quanto o esforço integrado salva vidas. Nossa prioridade é retirar das vias aqueles que oferecem risco, seja por dirigir alcoolizados, sem habilitação ou em descumprimento da lei”, destacou.
A operação contou com um efetivo de 18 viaturas, cinco guinchos e uma aeronave, além do apoio da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).