Da redação
Secretário da Casa Civil será filiado ao partido em ato no próximo dia 16; legenda também receberá o ex-deputado Fernando Fernandes

O Republicanos prepara a filiação do secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha, para lançá-lo como candidato a vice-governador na chapa de Celina Leão (PP) nas eleições de 2026. O movimento é resultado de uma articulação entre o governador Ibaneis Rocha (MDB) e o presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira.
A oficialização da entrada de Gustavo Rocha ocorrerá no dia 16 de setembro, às 20h, em reunião convocada pelo presidente regional do partido, Joaquim Mauro. No mesmo ato, também será filiado o ex-deputado distrital e delegado da Polícia Civil do DF, Fernando Fernandes.
Disputa interna e intervenção nacional
A filiação de Gustavo estava prevista para dezembro de 2024, mas foi barrada pelo então presidente regional, Wanderley Tavares, que defendia a candidatura do deputado Fred Linhares ao GDF. A tentativa de lançar um nome alternativo à base de Ibaneis gerou atritos internos e levou a executiva nacional a intervir. Tavares foi substituído por Joaquim Mauro, aliado de confiança de Marcos Pereira.
Força no governo e novas pastas
O Republicanos é hoje um dos partidos mais influentes na gestão de Ibaneis, controlando quatro secretarias e três administrações regionais. Recentemente, ganhou ainda mais espaço com a criação de uma nova secretaria para Gilvan Máximo.
Estratégia para 2026
Com o aval da direção nacional e alinhado ao Palácio do Buriti, o plano é consolidar Gustavo Rocha como vice de Celina Leão, tratada como candidata natural à sucessão de Ibaneis. A expectativa é que a filiação no próximo dia 16 seja prestigiada por Marcos Pereira e sirva como demonstração de unidade em torno do projeto eleitoral para 2026.