spot_img

Na Hora ultrapassa 1 milhão de atendimentos em 2025 e reforça expansão no DF

Com agilidade e estrutura, serviço oferece mais de 170 atendimentos presenciais e registra alta aprovação dos usuários

O programa Na Hora, vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), ultrapassou a marca de 1 milhão de atendimentos nos primeiros meses de 2025. Com uma média superior a 7 mil atendimentos por dia, o serviço se consolida como referência em atendimento público integrado no DF, reunindo 170 serviços presenciais de 20 órgãos diferentes.

Com 1 milhão de atendimentos em 2025, o Na Hora tem uma média superior a 7 mil atendimentos diários | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

Entre os atendimentos mais buscados estão a emissão da 1ª via da Carteira de Identidade Nacional, coleta biométrica do Detran, retirada do cartão estudantil, troca de titularidade da Neoenergia e emissão da 2ª via do IPTU/TLP. Somados, esses serviços responderam por mais de 1,2 milhão de atendimentos nos últimos 12 meses.

De acordo com o subsecretário de Modernização do Atendimento Imediato ao Cidadão, Rodrigo Barbosa, a preferência da população pelo atendimento presencial se mantém. “O cidadão prefere resolver tudo de uma vez no mesmo local. Vai tirar a identidade e aproveita para ir ao TRE, resolver pendências com a Caesb ou emitir boletos. É mais prático”, explica. O crescimento da demanda também está atrelado à ampliação da oferta de serviços.

As unidades mais movimentadas são as de Ceilândia, Rodoviária do Plano Piloto, Taguatinga, Riacho Fundo, Gama, Sobradinho e Brazlândia. Para ampliar o alcance, o GDF prevê inaugurar ainda este ano novas unidades em Samambaia e no Venâncio Shopping — esta última com foco em atendimento empresarial e com serviços da Polícia Federal, como emissão de passaportes.

O tempo médio de espera nas unidades é de 8 minutos e 37 segundos, segundo o sistema Siga Manager. A satisfação do público alcançou 99,93%. Na unidade da Rodoviária do Plano Piloto, considerada matriz do serviço, são 156 funcionários atuando diariamente. “Mesmo com alta demanda, mantemos o tempo médio entre 9 e 10 minutos. Já atendemos casos em menos de cinco minutos”, diz o gerente Waldeci Barbosa.

Relatos de usuários reforçam a eficiência do serviço. O aposentado Cairo Cordeiro, 77, elogiou a rapidez no atendimento da 2ª via do RG: “É um dos melhores serviços de Brasília, tudo é feito com agilidade e gentileza”. Já a policial militar Eliane Andrade, que emitiu a nova identidade digital para a família, ressaltou o bom funcionamento do agendamento online e o conforto da unidade. Visitante do RS, Daniele Spindler destacou a boa organização e estrutura do local.

Para atender comunidades sem unidade fixa, o programa mantém o Na Hora Móvel, que percorre cidades como Santa Maria e Recanto das Emas, duas vezes por semana, oferecendo serviços básicos. A divulgação é feita por rádios comunitárias, lideranças locais e administrações regionais, facilitando o acesso da população e evitando longos deslocamentos.

@EdiBrasília
@EdiBrasíliahttps://www.edibrasilia.com.br
Milton Gonçalves é jornalista e editor chefe do portal edibrasilia.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img