SSP-DF apresenta tecnologias de segurança para mulheres durante Campus Party

Programa Viva Flor e hackathons temáticos marcam presença em maior evento tech do país

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) apresentou, nesta quinta-feira (19), os eixos do Programa Segurança Integral e os desafios tecnológicos propostos durante a Campus Party Brasil 17, maior evento de tecnologia do país, realizado na Arena BRB Mané Garrincha. Com o tema central da segurança pública, o estande da SSP-DF destacou soluções voltadas à proteção da mulher, como o Viva Flor, programa que utiliza tecnologia para prevenir feminicídios e já beneficia mais de 1,1 mil mulheres no DF.

O painel da secretaria focou no uso de recursos como georreferenciamento, aplicativos de emergência e dispositivos com acionamento direto à Polícia Militar, funcionando 24 horas em todo o Distrito Federal. Segundo a subsecretária de Prevenção à Criminalidade, Regilene Siqueira, nenhuma mulher atendida pelo programa foi vítima de feminicídio até o momento, demonstrando a efetividade da iniciativa.

Durante o evento, três hackathons foram lançados com temáticas específicas: “Cidadão mais seguro”, “Cidade mais segura” e “Mulher mais segura”. Os desafios propõem soluções voltadas ao combate à violência, ao monitoramento urbano e à segurança de dados. Um dos destaques foi o hackathon promovido pela Polícia Civil, que simulou a invasão de um sistema de reconhecimento facial para estimular o desenvolvimento de soluções contra fraudes tecnológicas.

O secretário-executivo de Gestão Integrada da SSP-DF, Bilmar Angelis, destacou que o objetivo é integrar a juventude e o ambiente acadêmico à criação de tecnologias públicas. “Queremos soluções que possam ser aceleradas e, futuramente, incorporadas ao nosso ciclo de inovação. A Campus Party é o ambiente ideal para esse intercâmbio de conhecimento”, afirmou.

Além do programa Viva Flor, o estande da secretaria ofereceu experiências com drones de monitoramento, IA aplicada à segurança, reconhecimento facial, uso de explosivos e demonstrações de ferramentas geoespaciais, além da presença das forças de segurança do DF — PMDF, PCDF, CBMDF, Detran-DF e Defesa Civil.

A estudante Natacha Batista participou do painel sobre tecnologia integrada à segurança da mulher: “Achei interessante como estão trabalhando essas soluções para garantir segurança, incluindo dispositivos que permitem o acionamento de ajuda”

A estudante Natacha Batista, que acompanhou o painel, destacou a importância de tecnologias voltadas à proteção de mulheres. “É animador saber que estão pensando em soluções reais para a nossa segurança. Como mulher, isso nos traz um pouco mais de tranquilidade para viver a cidade”, comentou.

A Campus Party, em sua 17ª edição brasileira, está sendo realizada pela primeira vez em Brasília e segue até o domingo (22), com a expectativa de receber mais de 120 mil pessoas. Reconhecido mundialmente, o evento reúne inovação, cultura digital, empreendedorismo e educação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img