Academia pública do Parque da Cidade atrai diversidade de praticantes em Brasília

Espaço ao ar livre alia saúde, inclusão e sustentabilidade com acesso gratuito a atividades físicas

Desde sua reabertura em junho de 2024, a academia pública do Parque da Cidade Sarah Kubitschek tornou-se referência para a prática esportiva gratuita, atraindo frequentadores de diferentes faixas etárias e estilos de vida. Fruto de uma parceria entre o Governo do Distrito Federal (GDF), Laboratório Exame e empresa Mude, o espaço oferece musculação e aulas coletivas como yoga, HIIT, calistenia e treinamento funcional.

Com capacidade para 45 pessoas por vez, a academia registra um público diversificado: 58% homens e 42% mulheres. Enquanto as aulas coletivas têm maior adesão feminina (74%), a musculação é preferida pelos homens (66%). Os horários mais movimentados variam entre 8h e 10h pela manhã e às 19h à noite. O funcionamento ocorre de segunda a sábado, das 8h às 11h e das 15h às 19h.

Antes de frequentar a academia pública, fazia 10 anos que o aposentado Marcelo Batista da Silva não praticava exercícios físicos:”Hoje faço HIIT três vezes por semana”

Para os brasilienses, o espaço não representa apenas um ambiente de prática esportiva, mas também uma oportunidade de socialização e melhorias na saúde. O aposentado Marcelo Batista da Silva, 58 anos, celebra a retomada de hábitos saudáveis. “Voltei a malhar depois de 10 anos. Faço HIIT três vezes por semana e sinto mais disposição. O ambiente ao ar livre e as amizades fazem toda a diferença”, comenta.

Já a aposentada Getinalia Batista, 60, mantém uma rotina ainda mais intensa: “Venho todos os dias, só não quando está fechado ou chovendo. Antes eu só andava de bicicleta, agora faço musculação, HIIT, fitdance e funcional. Minha saúde melhorou muito.”

Inclusão e sustentabilidade

O secretário de Esporte e Lazer, Renato Junqueira, destacou a importância da academia como um exemplo de democratização do acesso ao esporte: “Estamos promovendo a conexão entre prática física e natureza, incentivando hábitos saudáveis para todos os brasilienses.”

O administrador do Parque da Cidade, Todi Moreno, reforçou o impacto positivo: “É uma conquista que promove saúde, inclusão e convivência em meio à natureza.” O CEO da Mude, Marcus Moraes, ressaltou o sucesso da parceria público-privada: “Criamos um espaço que transcende o esporte, promovendo qualidade de vida e bem-estar.”

Como participar

Para frequentar a academia, os interessados devem baixar o aplicativo Mude – Yoga e Fitness, realizar o cadastro e agendar os horários. O funcionamento é condicionado à presença de profissionais de educação física, conforme normas do Conselho Regional da categoria.

@EdiBrasília
@EdiBrasíliahttps://www.edibrasilia.com.br
Milton Gonçalves é jornalista e editor chefe do portal edibrasilia.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img